HISTÓRIA INFANTIL CIDADE DAS LETRINHAS
A história infantil Cidade das Letrinhas é um excelente material de apoio à criança, durante a alfabetização. Sem dúvida, a leitura melhora a escrita e a fala. Entretanto, a criança que lê a história da Cidade das Letrinhas é capaz de aprender brincando!
O desafio de construir uma cidade, com o propósito de estimular a participação ativa do leitor
O desafio de construir a Cidade das Letrinhas, a partir do lugarejo quase deserto, estimula a participação do leitor. Nesse sentido, do ponto de vista pedagógico, a história infantil é um excelente livro de leitura durante a alfabetização infantil.
Na história infantil dos livros Cidade das Letrinhas, as letras pensam e falam como gente
O enredo da narrativa é guiado pela motivação, liderança e trabalho em equipe das letras para conquistar um objetivo. Analogamente, o leitor também se descobre capaz de ajudar na construção da Cidade das Letrinhas.
Além disso, a história infantil do livro Cidade das Letrinhas ajuda no processo de alfabetização, através da brincadeira. Os personagens da história, as letras, se descobrem capazes de construir a cidade, a partir do jogo de escrever e fazer aparecer.
SINOPSES DAS HISTÓRIAS
Em CIDADE DAS LETRINHAS 1, as crianças aprendem as palavras a partir da construção de uma pequena cidade. As vogais vivem num lugarejo quase deserto e um dia descobrem o sentimento de tristeza por não saberem como povoar a cidade.
Apesar de serem bem diferentes, as letras se unem para alcançar um objetivo…
…entretanto, nenhuma das letras sabia como resolver o problema de como povoar a Cidade das Letrinhas. Então, a letra A sonha com a solução do problema e compartilha a ideia: escrever e fazer aparecer novos amigos, bichos, frutas, árvores e casas, a partir da escrita das palavras iniciadas com as vogais.
Os livros Cidade das Letrinhas favorecem a participação mais autônoma das crianças na leitura
Como exemplo, o trecho sobre as dificuldades das letras O e U em escrever e fazer aparecer na cidade. As vogais descobrem serem capazes de povoar o lugarejo, com a ajuda da letra A, assim como também conta com a ajuda do próprio leitor, que interage ativamente a cada página virada.
Como resultado, a narrativa a partir das ilustrações da história infantil Cidade das Letrinhas favorece a participação mais autônoma das crianças, durante a leitura.
O mistério de como povoar a cidade foi resolvido, entretanto as letras desejavam mais…
Em CIDADE DAS LETRINHAS 2, o encontro entre as consoantes e vogais é marcado por novas situações e a brincadeira de escrever e fazer aparecer acaba em confusão. O sentimento de superioridade “contamina” a cidade e a diversão termina em guerra de vocábulos… até as letras perceberem que todas são importantes JUNTAS para a formação das palavras. De fato as letras são diferentes, entretanto, apenas quando as vogais e consoantes se juntam é possível formar as palavras.
Assim como também as pessoas são mais fortes quando estão juntas, importantes para a construção de novas histórias… e um mundo melhor.
“Ter a oportunidade de narrar e interpretar as histórias é uma janela que se abre para despertar o interesse das crianças sobre igualdades e diferenças. Assim, como acontecem situações de conflito entre os personagens da história infantil. Sem dúvida, na vida real, os leitores analogamente enfrentam desafios semelhantes. Como resultado, o leitor se identifica com a história infantil e absorve a informação através da leitura.